Entre Palavras

LITERATURA
Pela literatura fazer parte da cultura, ela assume importância vital para a humanização da sociedade, atuando no subconsciente e inconsciente das pessoas, fazendo-as a pensar e refletir, levando-as a tomar uma posição diante do mundo. Com a literatura "aprende-se, reflete-se, compara-se, discerne-se questiona-se, investiga-se, imagina-se, viaja-se, emociona-se, diverte-se, amadurece-se, transforma-se, vive-se, desenvolve a sensibilidade estética. ” (Bragato)


Nome do Projeto: Entre palavras;
Tema: Incentivando à analises e debates de obras literárias;
Público Alvo: Acadêmicos, professores, escritores e amantes da literatura;
Área do conhecimento: Literatura.

A obra literária é viva na medida em que o leitor a lê e produz suas infinitas significações e diálogos, e o ponto de vista do leitor é parte integrante desse circulo de significações, por isso o projeto tem por objetivo realizar reuniões para debater questões históricas, sociais e culturas dentro de obras literárias, trabalhando com o senso critico dos leitores.



 1º Encontro:  A HORA DA ESTRELA - LISPECTOR
                              
 "Será essa história um dia o meu coágulo? Que sei eu. Se há veracidade nela - e é claro que a história é verdadeira embora inventada - que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro - existe a quem falte o delicado essencial.  (...) p.12" 

"O fato é ato? juro que este livro é feito sem palavras. É uma fotografica muda. Este livro é um silênio. Este livro é uma pergunta." (p.17) 

Quem é Clarice Lispector?
 
Olga Borelli sintetiza: "Defini-la é difícil. Contra a noção do mito, de intelectual, coloco aqui a minha visão dela: era uma dona-de-casa que escrevia romances e contos. Dois atributos imediatamente visíveis: integri­dade e intensidade. Uma intensidade que fluía dela e para ela refluía. Procurava ansiosamente, lá, onde o ser se relaciona com o absoluto, o seu centro de força — e essa convergência a consumia e fazia sofrer. Sempre tentou de alguma maneira solidarizar-se e compreender o sofri­mento do outro, coisa que acontecia na medida da necessidade de quem a recebia. O problema social a angustiava. Sabia o quanto doíam as coisas e o quanto custava a solidão."
http://claricelispector.blogspot.com/search/label/Biografia

Debate realizado:
Dia 13 de Agosto - Sábado - às 15h.
Na Biblioteca Públ. Mun. Egydio Martello.
Mediadoras: Mirian Cardoso e Suzelaine Vieira
Caso alguém queira ler online, envio o link do livro:
http://pt.scribd.com/doc/3102611/Lispector-Clarice-A-hora-da-estrela-Livro
E para aqueles que preferem assistir o filme:
http://www.youtube.com/watch?v=RXe6qp1rigI



2º Encontro: O REI DA VELA - ANDRADE

Abelardo I – Já sei... Os degraus do crime... que desci corajosamente. Sob o silêncio comprado dos jornais e a cegueira da justiça da minha classe! Os espectros do passado... Os homens que traí e assassinei. As mulheres que deixei. Os suicidados... O contrabando e a pilhagem... Todo o arsenal do teatro moralistas dos nossos avós. Nada disso me impressiona nem impressiona mais o público... A chave milagrosa da fortuna, uma chave yale... Jogo com ela!

Quem é Oswald de Andrade?
Pelo espírito irreverente e combativo, nenhum outro escritor do modernismo ficou mais conhecido que Oswald. Sua atuação é considerada fundamental na cultura brasileira da primeira metade do século 20. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo, sendo o mais inovador entre estes.


DATA PARA DEBATE:
Dia 22 de OUtubro - Sábado - às 14h.
Na Biblioteca Públ. Mun. Egydio Martello.
Mediadoras: Mirian Cardoso e Suzelaine 


Informações
telefone (44) 3523-9439
e-mail: mcardosoccb@gmail.com
bibliotecamunicipalegydio@hotmail.com
suzy_santos_vieira@hotmail.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário